domingo, 29 de abril de 2012

"Filipa de Lencastre" - de Isabel Stilwell

Para começar, quero apenas fazer uma breve apreciação acerca deste livro. A primeira palavra que me vem à cabeça é FENOMENAL!

Bem escrito como a autora já nos habituou, com referências históricas cuidadas, com uma explicação das personagens que nos leva a situá-las na História, é com deleite que percorremos as páginas desta obra.

Se já tinha admiração pela única mulher inglesa que foi rainha de Portugal, mesmo sem saber muito sobre a sua vida, depois de ler este livro, a admiração por ela é uma certeza.

Mãe da Ínclita Geração, esposa de um rei que não nasceu para tal, filha de um homem que devia ter sido rei e nunca foi, Filipa de Lencastre - ou Philippa of Lancaster de Avis, como sempre fez questão de assinar mesmo depois de adoptar o nosso país como seu - era uma mulher inteligente, sensível e que, no fundo, só desejava ser amada por aquilo que era. De extremo bom gosto, redecorou e melhorou os nossos palácios e castelos, primou pela educação dos seus filhos, foi uma diplomata como poucas foram e, acima de tudo, foi fiel a si mesma e às suas crenças.

Confesso que, se já gostava desta rainha, passei a admirá-la. Aconselho vivamente, a toda a gente, a leitura desta obra.

Resta-me agradecer à minha Grilinha que, tão generosamente, me ofereceu esta pérola da literatura portuguesa. :-)

B&A

Sem comentários: