terça-feira, 29 de julho de 2014

O País dos Coitadinhos...



Pois é, sejam todos bem-vindos ao País dos Coitadinhos!! Habitualmente, o nosso país costuma dar pelo nome de Portugal, um país com séculos de História, feita de batalhas, conquistas e reconquistas, uma país que tem as fronteiras mais antigas da Europa! 

E, de repente, somos um país que, como se não bastasse toda a situação socio-económica causada pela crise financeira - que desculpa quase tudo, actualmente! - sofre de uma crise de valores incalculável.

Entristece-me ver que no passado domingo, em dois canais diferentes, um privado e o público, mais uma vez venceram os "coitadinhos". Já assim era nos "reality shows", agora tornou-se um hábito nos concursos de canções. 

No canal privado, o "Rising Star" acabou por ser ganho pelo mais coitadinho dos coitadinhos!! Já se adivinhava, claro!! O homem foi para a televisão já em sofrimento, todo ele era um pranto pegado, a versão masculina e coitadinha da grandiosa Céline Dion! Já na Operação Triunfo havia "cantado o fado choradinho" mas de nada lhe valeu e acabou expulso antes de ter um lugar no pódio. Desta vez, não só apelou ao facto de ser filho da mamã e não ter pai, como ainda passou à parte da indumentária ridícula que é usar um gorro em pleno Verão, por menos quente que este seja. 

Não é segredo para ninguém que tenho um "ódio de estimação" pelo Bruno Correia! Há coisas assim e eu nem tento sequer evitar ou compreender. Detesto pessoas que são falsas púdicas, falsas humildes, em suma, falsas em geral. Não gosto de pessoas que põem uma cara de cãozinho abandonado só para caírem nas boas graças do espectador mais incauto que, não se apercebendo disso, acaba por votar porque "oh, coitado do rapaz..."

Pois é, ele tem um disco, creio, já participou em alguns programas de televisão, a música dele já passou nas rádios... E não alcançou um lugar de destaque?! Pois, se calhar gritar mais do que a Céline Dion e pôr-se de joelhos em palco não faz dele um artista apetecível ao público em geral, não, meus amigos?! 

Mas, lá está, foi declarado o vencedor e, portanto, "palmas para Javisol"!! Clap, clap, clap!

Em simultâneo, no canal público, a nossa querida e milionária RTP, o "The Voice Portugal" era vencido mais um coitadinho!! Coitadinho este que, por acaso, até me agrada bastante desde a altura em que, também ele, foi um dos concorrentes da primeira edição da "Operação Triunfo". E é com pena que escrevo isto, porque o Rui Drumond é, de facto um bom cantor. Só que, meus amigos, no meu entender, não basta ser afinadinho e cantar "umas coisas". Há que ser versátil, há que ter uma extensão vocal que consiga percorrer a escala musical em grande parte da sua extensão. E, de facto, o Rui Drumond não tem essa capacidade. Se não existisse um Luís Sequeira (amadrinhado pela enooorme Marisa Liz) a concurso, sem sombra de dúvida que eu não hesitaria em declarar o Rui como um justo vencedor. Mas o Luís estava lá, cantou SEMPRE de forma brilhante, passeando dos graves aos agudos com uma perfeição reconhecida não só pela sua mentora como também pelos restantes três.

Mas o Luís tem pai e mãe, tem vinte anos e é um desconhecido... Que chatice! Bolas! E o Rui, despropositadamente, ou não, até ficou sem o pai há uns anos e usa isso como uma arma para ser "um coitadinho"... Até dedica actuações ao falecido pai... Até tem a mãe e os irmãos emocionadíssimos na plateia...

Por acaso é o mesmo Rui Drumond que anda pelas lides musicais há anos, tem discos editados, representou (e muito bem!) o nosso país no Festival Eurovisão da Canção e, no entanto, não tem tido qualquer sucesso significativo! Ups! Será porque o público em geral é mentecapto e não reconhece um grande cantor?! Ou será porque, se as pessoas insistem uma e outra e ainda outra vez e não singram é porque não tem de ser, é porque não há mercado para elas?!

Mas como os coitadinhos são isso mesmo, uns coitadinhos, então vamos gastar € 0,60 acrescidos de IVA e vamos lá dar mais uma oportunidade aos coitados em vez de promovermos desconhecidos que cantam muito melhor e que teriam muito mais receptividade junto do público!! Boa, portugueses, já não tinham dinheiro, agora perderam as faculdades mentais!! Bravo! Bravíssimo!

Curiosamente - e isto tem a sua piada!! - um convidado no último "Rising Star" foi o David Bisbal... Por acaso, também ele concorrente da primeira edição da "Operación Triunfo" na vizinha Espanha e que terminou em segundo lugar. Ainda mais curioso é que o Bisbal tem uma carreira muito mais sólida e é muito mais popular do que a vencedora, a Rosa. 

Para a miséria ser completa, só me falta ver o Rui Andrade na Eurovisão, que a criatura parece não querer desistir... Arre gaita!

Em jeito de despedida, até porque já desabafei, digo-vos como dizia a outra... "Agora pensem!!"

Beijos e abraços

Sem comentários: