segunda-feira, 27 de setembro de 2010

"Estar" vs. "estar"



Às vezes, Estou... Outras, estou! Em regra, quando estou, Estou mesmo!!
Podem pensar "olha, enlouqueceu, coitado..." mas não! Ora vejam, por favor...
Há diferenças entre "Estar" e, pura e simplesmente, "estar"... Eu, quando estou, Estou!! Ou tento. Tento estar atento ao que me rodeia, aos que estão comigo, ao que me dizem, tento participar nas conversas e das brincadeiras... E Deus sabe porque me fez assim, um Geminiano "terrível" que adora dar conta de tudo... Por vezes até posso passar a imagem do despistado, que repara como vai vestida a senhora que passou do outro lado da rua ou que marca de cigarros fuma o rapaz que acabou de passar enquanto conversamos... Mas nunca desprezando quem está junto de mim ou as conversas que se estão a ter.
Fui sempre assim, meio arraçado de "radar"... O que os professores sofreram comigo à conta disto... ou não! Sempre que era chamado a intervir, lá sabia repetir tudo o que havia sido dito por eles. =)
Mas sou muito exigente, se calhar... Quanto Estou com alguém, gosto que essa pessoa Esteja comigo também... Por mim, para mim e comigo! E, quando isso não acontece, reajo menos bem... Num impulso o "gémeos mau" apodera-se da situação e aí estou eu a reagir com um semblante fechado, com silêncio, muitas das vezes com indiferença e, outras vezes, mesmo com respostas menos positivas... Mas, depois e porque sou consciente do que e de quem Sou, não me coíbo de pedir desculpas e reconhecer o(s) meu(s) erro(s)... e isso é um passo para o Conhecimento, acho.
Isto foi só mesmo um desabafo, não pretende resolver qualquer problema ou situação... Talvez seja apenas uma dica para quem queira Estar comigo em vez de estar comigo.
B&A

5 comentários:

Unknown disse...

Ai o gémeo mau... o medo que tenho dele :) (ou então não).
Estar é realmente diferente de Estar, mas às vezes é importante para alguém estar ali, com amigos, mesmo quando não está. é um bocadinho o não estar sozinho.
Mas no geral é verdade que quando se está se deve estar, mesmo.
E tu estás. Eu sei que estás. Por isso gosto tanto de ti. beijos miguito.
PS... gosto do novo fundo... mais do que o de ontem.

Anónimo disse...

Sem dúvida que és um captador e seguidor por Natureza.
E por vezes, também se segue em silêncio. É uma forma de seguirmos alternativamente, estando de igual modo fiéis e presentes com a pessoa que pretendemos acompanhar, mas simplesmente o fazemos de forma mais serena, discreta mas igualmente intensa e absorvente.
Continua..Estás no bom caminho =)
Um sincero e forte abraço

Vasco Ribeiro disse...

Meu amigo, fico contente por seres assim. Por vezes duro, mas consciente da pessoa que és. Que é capaz de ser firme, mas que é capaz de pedir desculpa se te excedes. Isso é nobre. Quanto ao detalhe, é uma arma que tens. O detalhe é sempre o mais importante. ;) Um grande abraço.

Nuno Duarte Revés disse...

Meus queridos:

@ Patrícia: Eu também gosto MUITO de ti!! É incondicional, bem o sabes. E, sim, Estou sempre contigo; nem sempre parece, eu sei, mas Estou! E sei que também Estás comigo. És a minha Grilinha Falante, a pessoa que me põe "no lugar" quando é preciso sem deixar de me segurar depois da paulada... Isso é BOM! =) O fundo fcou engraçado, realmente... A foto foi tirada por mim, é a Amora vista da Arrentela... =)

@ Smilechild: Como me fazem agora sentido as tuas palavras, acredita... Também tu já experienciaste os meus silêncios e eu os teus. E não deixou de ser bom na mesma, apenas foi diferente. Também sei que mesmo quando estás em silêncio ou não estás fisicamente, Estás igualmente comigo. Faz parte!! Há coisas assim, que não se explicam, sentem-se... =) Obrigado por Estares sempre aí, mesmo quando não estás! Estarei sempre contigo também! Adoro-te! =)

@ Ursinho: Meu amigo... Se há coisas com que os meus amigos podem sempre contar da minha parte é com a Verdade, por pior que lhes possa soar na altura. De nada vale "adoçar a pílula", só atrasa o sofrimento e, consequentemente, a cura do mesmo! Quantas vezes também tu terás já ouvido da minha boca tanta coisa que te tenha soado menos bem... Mas fez-te evoluir, fez-te crescer... E isso deixa-me tremendamente feliz! Só ainda não te ajudou num passo importante mas esse só tu podes dar, quando achares que o timming é o correcto... Conselho: não deixes de o dar! =)

Obrigado aos três por estarem aí e por Estarem aqui comigo; cada um da sua forma é importante para mim e vocês sabem-no. =)

B&A

Alexandra Pinho disse...

Sera que sabes que ainda te "sigo" ainda que por aqui?!?... te admiro e por muito que ja nao Esteja, de igual forma vou estando assim de certo modo na vida, pouco atenta a tudo e certo, mas ainda atenta tanto quanto me e permitido, as emocoes dos que me sao queridos...
Nao sei se te ira parecer pouco sincero este comment ou apenas um descarrego da alma, ou um pedido de desculpas por tudo. Mas o que e certo e que continuo a gostar muito do teu mau feitio, apesar de nos sentir cada vez mais distantes o que parece ser contraditorio face a sentir te a cada palavra como se de ha uns anos atras se tratasse em que te conhecia na medida que nem precisavas verbalizar alguma coisa que fosse para saber o que estavas a pensar...
No fundo, o que quero dizer e que ainda que nos bastidores, vou assistindo ao nascer ou aprimorar de um Nuno com um brilho diferente na Alma...
Nunca encontrar o momento certo para estarmos juntos sera uma fuga insconsciente... Escusa para nao assumir as minhas opcoes e pior, cobardia por nao as querer mudar!
Esta tudo bem, nao te preocupes, porque sei que sim, apesar do distanciamento e respeito pelo meu silencio.
Temo que o receio dos eventuais silencios seja mutuo...
Tenho saudades nossas!
Aquece-me o coracao sentir-te bem...
Beijos gigantes meu sempre querido Nenuno
PS: nao e uma despedida! ;-)